Nova Classe de Drogas para Redução do LDL-c

Posted by Unknown on 11:14

O FDA Americano deve aprovar o uso clínico de duas novas drogas para redução do LDL-c: alirocumab e evolocumab. A nova classe de drogas atua como inibidora da convertase subtilsina/kexina tipo 9 (PCSK9) se tornando uma alternativa ao tratamento de 70 milhões de pacientes portadores de LDL-c elevado. 

As novas drogas, de uso injetável subcutâneo, serão oferecidas a pacientes que apresentam alto risco - como coronariopatas e diabetes - além daqueles em que o uso de estatina não foi eficaz ou são intolerantes aos seus efeitos colaterais. 

A proteína PCSK9 controla o LDL-c sérico a partir da regulação metabólica do receptor de LDL-c na célula. 

O estudo OSLER-1 AND-2 TRIAL demonstrou que o uso do evolocumab associado a terapêutica padrão reduziu dramaticamente o LDL-c (redução de 61%, média de 120mg para 48mg com resultado sustentado em follow-up de 11 meses) associado a  evidência de redução de eventos cardiovasculares (de 2,18% na terapia padrão para 0,95% no grupo evolocumab). 
O trial conclui que o uso da droga associada a terapia padrão reduz consistentemente os níveis de LDL-c além de um possível efeito de redução de eventos cardiovasculares. 

O estudo ODISSEY LONG TERM testou o alirocumab em pacientes portadores de hipercolesterolemia familiar  ou alto risco cardiovascular com larga redução do LDL-c comparado a placebo com efeito sustentado observado em  follow up de 78 semanas. Observou também uma elevada taxa de reações no grupo alirocumab: reação local injeção (5,9% vs 4,2%), mialgia (5,4% vs 2,9%), eventos neurocognitivos (1,2% vs 0,5%)  e eventos oftalmológicos (2,9% vs 1,9%). 
O trial conclui que o alirocumab associado a terapia padrão promove redução significativa do LDL-c. A análise post hoc evidencia uma redução na taxa de eventos cardiovasculares


A evidência da eficácia dessa nova classe de drogas em reduzir eventos cardiovasculares será publicada em 2017 a partir dos resultados de extenso trial com esse objetivo.